Soluções HUBER para a Indústria Têxtil e de Couro

Efluentes oriundos da indústria têxtil e de couro contêm muitos sólidos, especialmente fibras e cabelo. Quantidades substanciais de areia e outras partículas minerais derivam da lavagem de matéria-prima. Os efluentes também contêm cores e tinturas e altas cargas de BDO e DQO. Altas sobretaxas de poluição devem ser pagas por estas cargas. Por esta razão é economicamente vantajoso reduzir estas cargas no local de geração, para que o efluente pré-tratado possa ser despejado em esgotos municipais sem nenhuma ou quase nenhuma sobretaxa. Em muitos casos é ainda mais vantajoso tratar melhor o efluente, para que o mesmo possa ser despejado diretamente em  águas receptoras ou reutilizado como água de processamento.

Leia mais...Fechar

Os requerimentos dependem do tipo de produção da bebida, tamanho da empresa, vazão do efluente e carga. Enquanto algumas empresas devem remover somente os sólidos, empresas de grande porte são, geralmente, obrigadas a também reduzir cor e carga de DQO e BDO.

É claro que os padrões de lançamento de efluentes devem ser atendidos; mas em vários casos é mais vantajoso do ponto de vista econômico executar mais fases de tratamento e diminuir os custos de descarte da água, efluente e resíduos.

O pré-requisito para qualquer solução customizada é uma investigação minuciosa das condições especificas.

Conceito de Sistema

Conceito de Sistema

Click on the image to get a detailed, interactive view with additional information and links.
Clique na imagem para obter uma visão detalhada e interativa com informações adicionais e links.

Processo

Processo

Descrição do Processo

Efluentes de indústria têxtil e de couro contêm sólidos, areia, fibras, cores, gordura e alta carga de BDO e DQO. O efluente é pré-tratado mecanicamente em uma ROTAMAT® Estação Completa com peneira fina integrada e caixa de areia. Os resíduos são lavados e compactados e a areia é classificada. Para remover cabelos e fibras, nós temos uma ROTAMAT® Micro-Peneira com malha entre 0.5 e 1 mm.

Depois do armazenamento intermediário para equalização do fluxo e carga, o efluente é condicionado quimicamente. O tipo e dosagem dos químicos dependem da composição do efluente e das exigências a serem atendidas; nós geralmente executamos testes piloto para determinação destes parâmetros. Em todos os casos nós adicionamos polímeros e floculação. O efluente quimicamente condicionado é tratado em um Flotador por Ar Dissolvido HUBER (DAF).Gorduras e sólidos são removidos quase que por completo na forma de lodo. A carga de BDO e DQO é reduzida drasticamente. O efluente DAF pode ser lançado em esgotos municipais.

Em locais onde o efluente deve ser lançado diretamente em águas receptoras, ou onde é reciclado como água de processo, nós fazemos um tratamento mais profundo do efluente. Uma opção o Biorreator de Membranas HUBER para um tratamento biológico completo. A membrana retém todos os sólidos e bactérias. Como alternativa, onde as exigências são menos estritas, nós adicionamos floculantes e oferecemos Filtros de Areia CONTIFLOW® para o tratamento físico-químico e polimento.

Nós reduzimos a quantidade de lodo ativado do tratamento biológico e do lodo flutuante com máquinas HUBER para Espessamento de Lodo e Desidratação de Lodo. Nós conseguimos aumentar a redução com o Secador de Lodo HUBER. O lodo seco pode ser usado como combustível.

Quando implementamos nossas soluções, nós também fornecemos os componentes HUBER em aço inoxidável, como por exemplo, as. Roscas Transportadoras, as Tampa de inspeção, e Escadas, Plataformas e Parapeitos.

Relatórios práticos

Produtos

request further information about this solution