Solução HUBER para Biorreator de Membranas

O Tratamento Biológico, associado a membrana de ultra-filtração, também remove substâncias coloidais e dissolvidas dos efluentes. As bactérias oxidam matéria orgânica em dióxido de carbono, metabolizando a biomassa e absorvendo a matéria em sua superfície. Algumas bactérias eliminam os nutrientes, nitrogênio e fósforo, sob condições especiais durante o processo de tratamento.

O processo MBR é particularmente eficiente para o tratamento de efluente. O mesmo é realizado em biorreatores (os mesmos necessários em processos convencionais de lodo ativado) entretanto os decantadores (que ocupam áreas muito grandes) são substituídos por filtros de membrana. Deste modo, a concentração de biomassa nos tanques de aeração pode aumentar num fator de 3 a 4, onde tanques menores são suficientes para a remoção da mesma carga orgânica. O Efluente tratado é chamado de permeado, após a passagem através das membranas de ultra-filtração, onde são retidos os sólidos suspensos. As Membranas de Ultrafiltração retém também todas as bactérias, produzindo um efluente tratado desinfetado, livre de patógenos.

As membranas MBR são usadas preferencialmente onde o espaço disponível para implantação da estação é reduzido, (pois o processo MBR necessita de um espaço menor) ou quando se necessita de um efluente tratado de excelente qualidade, por exemplo, quando o descarte é feito diretamente em corpos d’água sensíveis ou quando é necessário a reciclagem (reuso) da água, como para irrigação, etc.

Conceito de Sistema

Conceito de Sistema

Click on the image to get a detailed, interactive view with additional information and links.
Clique na imagem para obter uma visão detalhada e interativa com informações adicionais e links.

Process Description

Process Description

Membrana Planta Rotativa HUBER VRM®

Nossa Membrana Planta Rotativa VRM® é uma membrana de ultrafiltração para uso em biorreatores. Sua característica especial é que membranas planas são aplicadas em ambos os  lados de placas verticais que são dispostas paralelamente em uma haste horizontal de baixa rotação. Ar de limpeza é introduzido ao longo da haste. As bolhas de ar emergem por entre os espaços entre as placas e removem a biomassa da superfície da membrana devido à turbulência que é gerada. Desta forma evita-se a formação de camadas de biomassa na superfície da membrana, que poderia reduzir o fluxo da água através das membranas. A rotação das membranas através do ar de limpeza oferece as seguintes vantagens:

  • Uma estreita, mas intensiva corrente de bolhas de ar é suficiente para a limpeza segura da superfície da membrana.
  • O ar de limpeza é introduzido a uma baixa pressão na metade do nível da água
  • O consumo de energia para o ar de limpeza é baixo
  • As membranas, quando em rotação, estão sujeitas a crescente pressão da água e passam, portanto, periodicamente por relaxamento
  • Não é necessária a retrolavagem das membranas

A qualidade do permeado atende as exigências do Diretivo de Águas Balneárias da Europa. Os filtros da membrana VRM® são certificados de acordo com o Título 22 da Califórnia.

Relatórios práticos

Produtos